sábado, 24 de outubro de 2009

A internet nos deixa + inteligentes SIM!

INSTITUTO A VEZ DO MESTRE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Disciplina: Educação e Tecnologia
Núcleo: Macaé/RJ

Grupo Floresta: Cristina da Costa
Cristina Correa

Eveline Ferreira
Marcelo Almeida
Maria José Souza
Marcos Antônio
Raquel Lopes
Rute Tavares


INTERNET = INTELIGÊNCIA ... SIM!
A internet é nos dias atuais o recurso tecnológico mais utilizado pelas pessoas, independentemente da idade, cor, sexo ou credo. A internet é uma febre mundial, já que ela encurta distâncias, traz conhecimento através das EaD (Educação a Distância) e possibilita todo o mundo nas palmas das mãos.
Todos querem, todos almejam essa inovação... No entanto, apesar de tantos benefícios, muito se tem questionado a cerca disto. Mas a final, A INTERNET NOS EMBURRECE OU NOS DEIXA MAIS INTELGIGENES? Para respondermos esta questão, tenhamos em mente que: De acordo com o dicionário Michaellis, inteligência, refere-se a faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar. Diz respeito ao entendimento, intelecto, ou seja, é a compreensão do conhecimento profundo. Correlacionando o conceito predito com a dinâmica da internet, podemos observar algumas questões, que fazem-nos defendê-la como meio de ficarmos mais inteligentes. Vejamos abaixo alguns itens que condizem com esta afirmativa:

1- Ao utilizarmos a internet estamos por dentro dos principais acontecimentos do nosso País, da nossa cidade e até mesmo do Mundo – Já foi contatado que ler notícia, livros, assistir filmes ajudam a pessoa a ficar mais esperta e assim a exercitar a sua inteligência.

2- Usando a Internet, estimulamos nossos neurônios - A medida em que adentramos pelo mundo oferecido por este recurso, estamos treinando nosso cérebro, dando-o informações, questionamentos, estímulos através de nossa coordenação motora (quando utilizamos o mouse) e agilidade quando digitamos;

3- Concentração-

4- Aumenta a agilidade mental –

5- Memória- quando gravamos os endereços de sites, blogs, fóruns, chats e até mesmo o nomes das pessoas que são nossos “amigos” pelo orkut;
6- Questionar e Criticar -

Utilizar a Internet é uma das ricas atividades que possibilitam a ganha de inteligência, já que estamos interagindo, pensando, interpretando e o mais importante: APRENDENDO!

A Internet só traz acomodação, SIM, mais somente para aqueles que querem ficar alienados e estagnados em um mundinho fechado e próprio. Mas os inteligentes, usam a Internet como uma aliada para aumentar ainda mais o seu raciocínio e consequentemente a inteligência. Acreditamos que a INTERNET, aumenta a inteligência, já que aprendemos de uma forma diversificada, através dos mais diferentes recursos trazidos pela mesma.
Postado por Grupo Floresta- Eveline Ferreira

10 comentários:

cristina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cristina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cristina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cristina disse...

Concordo que a internet nos deixa mais inteligentes. Ao contrário do que alguns educadores pensavam, as crianças fascinadas com o mundo virtual não se perdem nos sites de buscas. Junto com a facilidade de lidar com vários aparelhos eletrônicos ao mesmo tempo, a relação com o computador transforma a mente das crianças. “O reflexo disso é um cérebro cheio de conexões, ativado por várias partes que realizam tarefas aparentemente simples”, diz Geraldo Possendoro, especialista em Neurociências da Universidade Federal de São Paulo revista Época. 12/06/2008 - 12:17 | Edição nº 486
Cristina P. G. da costa. Grupo floresta.

Unknown disse...

Concordo que a internet nos deixa mais inteligente. Pois suas vantagens são inúmeras. Como fonte de informações, os trabalhos podem ser interativos, tendo a participação de vários ou futuros amigos, escolas, comunidades, facilidade de fazer trabalhos em grupos à distância, pois muitas vezes se torna impossível reunir toda equipe em determinado lugar ao mesmo tempo. Destacando também o desempenho desse aluno ao organizar sua pesquisa, buscar várias fontes, interagir com grupo e desenvolver a responsabilidade mediante seus afazeres de aluno.

Deixa Inteligente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marco disse...

Penso que somente as sinapses cerebrais não são sinal de inteligência, mas de uso. É necessário que essas sinapses crescam não só em número, mas em qualidade e importância real para o estudante e para sua comunidade, daí a importância do professor no ambiente virtual.

Unknown disse...

Internet uma poderosa ferramenta no processo ensino e aprendizagem.


As tecnologias de informação e comunicação (TIC) são poderosas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem que podem favorecer experiências ricas e diversificadas. A Internet constitui-se, hoje, como uma das tecnologias mais importantes, pois consegue integrar inúmeros recursos multimidiáticos num só ambiente. Estes recursos são textos, som, imagem, animação, que, quando combinados, tornam as aulas mais motivantes, podendo estimular os diferentes estilos de aprendizagem.
“Os estilos de aprendizagem é o modo como cada um de nós aprende melhor e as inteligências múltiplas constituem as habilidades que podemos utilizar para aprender qualquer coisa e realizar nossos objetivos.”
Dentre os estilos de aprendizagem estão os visuais (pessoas que aprendem melhor). (Vendo uma imagem, assistindo a um vídeo etc.), os auditivos (aprendem melhor ouvindo, como, por exemplo, uma aula teórica de um professor em uma sala de aula) e os sinestésicos (aprendem melhor quando, por exemplo, assistem a uma palestra, mas manipulam uma caneta, escrevem aquilo que escutam ou executam algo prático).
Através das TIC´s, é possível combinar uma série de recursos para estimular os diferentes estilos de aprendizagem que, na perspectiva de diversos autores, estão também associados às denominadas “inteligências múltiplas” (GARDNER, 1995; TRAVASSOS.
Vivemos num mundo em que as mudanças ocorrem numa velocidade crescente e em que a integração das TIC´s, nos processos de ensino e aprendizagem, se torna urgente para trabalhar com uma geração de jovens que domina as ferramentas e gosta de trabalhar com este tipo de recursos. Os professores têm hoje à sua disposição uma variedade de opções tecnológicas que podem promover aprendizagens mais significativas, bem como o desenvolvimento de competências necessárias a um cidadão crítico e participativo da sociedade do conhecimento.
De fato, com a mudança de paradigma da Web 1.0 para a Web 2.0, foram disponibilizadas na rede global uma série de aplicativos capazes de proporcionar ambientes de aprendizagem mais centrados no aluno, inspirados nos modelos construtivistas, que entendem a colaboração como sendo um pilar essencial ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias a uma formação ao longo da vida.
Este marco histórico proporcionado pelo uso das tecnologias estimula a criatividade, transformando o utilizador, que antes era um mero receptor de informações, a ser um construtor de ideias que são conectadas numa espécie de rede, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento da inteligência coletiva, apontada por Paul Lévy (1994) como o grande marco de referência proporcionado pela Internet.
Assim, dentre as diferentes formas de expressão livre que associam o desenvolvimento da expressão verbal e não verbal, surgem, com o desenvolvimento da Internet, novas ferramentas para a construção de bandas desenhadas que permitem que os alunos possam construir histórias em quadrinhos de forma rápida e versátil.

Fonte de pesquisa:
Vol2 – N°1 – JUN 2009 | ISSN 1982-6109
Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)
Núcleo de Educação a Distância - Unimes Virtual e-mail:
revistapaideia@unimesvirtual.com.br

Unknown disse...

A cada dia surge mais recursos que tem como finalidade levar o aluno a criar,recriar e desenvolver o senso crítico por meio da participação e interação dos grupos.

Fabio Maia disse...

Olá, Eveline!

Interessante os seus argumentos...

Abs,
Prof. Fabio Maia